18.1.19

#17 Resenha: Extraordinário, de R. J. Palacio


    Olá moranguinhos, tudo bem com vocês?
    Todo ano eu tenho o costume de entrar em desafios literários para tentar ler mais e diminuir a lista de não lidos da estante. Esse ano eu entrei no DLL19 (Desafio Literário Livreando 2019) do blog Livreando .
    Quem acompanha o blog e viu os posts da minha TBR de Dezembro e o das Leituras de Dezembro, percebeu que eu pretendia ler o livro Extraordinário porém não consegui. Por isso encaixei ele no desafio: "Livro que você deveria ter lido em 2018".
     Essa foi a minha primeira leitura do ano e eu não poderia ter começado com uma leitura melhor do que essa.



Titulo: Extraordinário 
Autor (a): R. J. Palacio 
Ano de lançamento: 2013
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320
Avaliação no Skoob: 5/5

Sinopse

"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

Resenha:

     Em Extraordinário iremos conhecer a história de August Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com anomalias no seu rosto e é isso fez com que ele passasse por 27 cirurgias . Por conta dessas operações August não pode frequentar a escola nos primeiros anos. 
    Agora que Auggie está com 10 anos e várias crianças estão indo para o Fundamental ll, os pais do menino resolve tentar coloca-lo na escola para que ele tenha uma vida normal e possa aprender como qualquer menino da idade dele. 
    No seu primeiro dia de aula, August tem que enfrentar alguns pequenos problemas, como por exemplo: as pessoas o encarando, não querendo sentar perto, entre outras coisas. Mas apesar disso, seu primeiro dia de aula acaba sendo legal. 
    Ao passar das páginas vamos vendo como Auggie está na escola, como é ter que lidar com as reações das pessoas; como é ter que ouvir alguns comentários maldosos que acaba machucando e também como ele faz para superar. 
   O livro é dividido em várias partes: a primeira é contada pelo ponto de vista do Auggie, a segunda pela de Via (irmã mais velha de August)  e a terceira é contada pelo ponto de vista de Summer, uma garota linda e super fofa que se torna amiga de Auggie no seu primeiro dia de aula. Jack, um dos meninos que foi responsável por mostrar a escola para August é quem narra a quarta parte. Eu não vou falar quem narra as outras por conta de spoilers.
    Na parte de Via, nós vemos o quanto foi e é complicado para ela lidar com toda a situação de ter um irmão que tem um rosto diferente. Também vemos como seus pais deixam ela um pouco de lado para dar uma maior atenção ao seu irmão mais novo e o fato deles não saberem muitas coisas que Via, sente, viveu e vive atualmente. E, apesar de todos esses fatores, Via se mostra uma garota de 15 anos madura e incrível!
     Já quando chega na terceira parte, a parte de Summer, nós podemos ter uma noção mais real do que as pessoas na escola pensam de August. O quanto eles acham estranho no começo o fato de uma garota que é linda  deixar de sentar com suas "amigas" no intervalo para sentar com o "garoto esquisito ". É claro que na primeira vez Summer sentou-se com ele por pena mas depois que ela o conheceu percebeu que August Pullman, na verdade, é um garoto bem divertido. 
     Eu comecei a ler Extraordinário sem muitas expectativas no começo, apesar de todos falarem que era um livro maravilhoso e acredito que o fato de não ter criado expectativas foi muito bom, pois dessa maneira eu pude aproveitar bem a leitura.
    Confesso que achei o Auggie bem criança e chato no início, mas o modo como ele vai crescendo ao decorrer da estória, não só ele mas todos os personagens, é muito comovente e fascinante. É incrível como Auggie consegue nos passar grandes lições ainda sendo um menino de 10 anos. 
    Vale ressaltar que o jeito como é narrada a história, faz com que o leitor sinta aquilo que os personagens estão sentindo. Faz também com que mergulhamos de cabeça na história em uma leitura rápida e fluída.
    Os personagens foram muito bem construídos e o fato do livro ser dividido em várias partes permite que nós, leitores, entendamos de fato toda a
    Extraordinário foi o primeiro livro que li esse ano e já conquistou todo o meu coração, ele é definitivamente uma das melhores leituras da minha vida. Se você ainda não leu ele, leia por favor. Você precisa conhecer August Pullman! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário