12.7.17

Mulheres da Bíblia: Raquel


    Olá gente linda,  tudo bem com vocês?  Eu queria agradecer a vocês pelos comentários no post que falava sobre Rebeca. Muito obrigada.  Hoje eu vim falar sobre mais uma dessas maravilhosas mulheres de Deus, espero que vocês gostem e aproveitem a leitura. 


     A Bíblia relata que Jacó e Raquel se conhecerem quando a moça trouxe as ovelhas do seu pai para beber água em um poço aonde Jacó estava. Ao que parece, Raquel e Jacó se apaixonaram a primeira vista, pois ele logo a beija. ( Gênesis 29:11). Todo apaixonado, Jacó promete a Labão, pai de Raquel, que trabalharia sete anos para ganhar o direito de se casar com a moça. 
     Passado os setes anos, chega o grande dia. O casamento aconteceu segundo a tradição local daquela época, ao qual só os homens poderiam participar da festa e a noiva deveria ficar numa tenda escura até que o noivo chegasse e eles tivessem a noite de núpcias, porém as “luzes” não poderiam ser acesas até o amanhecer.
     Só no outro dia que Jacó percebeu que a jovem ao seu lado na cama não era Raquel, sua amada, e sim Léia, a irmã mais velha de Raquel. Isso ocorreu, porque naquela época, as filhas mais velhas deveriam se casar antes das mais novas.
     E depois de uma semana do casamento de Léia, Raquel e Jacó se casaram. Deus pode ter tolerado a poligamia no Antigo testamento porque o povo não tinha plena compreensão da vontade de Deus em relação ao casamento e porque esse povo era duro de coração. Mas voltando a história, Raquel deve ter ficado muitos frustrada, angustiada e quem sabe até com raiva. Pois ela teve sete anos de grandes expectativas para se casar com o amor da sua vida e por culpa do pai não pode na hora certa.
    Por isso,  a rivalidade e o ciúmes entre Léia e Raquel, ou talvez o desejo de vingança dela contra seu pai por aquele acontecimento deve ter causado uma grande tensão familiar . Além disso,  Raquel era estéril, isso aumentou o ciúmes que tinha de Léia, tanto que ela acabou entregando suas servas para que gerasse filhos por ela. Por fim, em um determinado tempo Raquel deu a luz a José, que se tornou o filho favorito de Jacó. 
     Quando Jacó decidi voltar para sua terra Natal, Raquel pega os ídolos do pai sem que ninguém soubesse. Ela furtou os ídolos não para adora-Los mas porque visava um ganho econômico. Pois segundo as descobertas arqueológicas, quem tivesse a posse de tais ídolos tinha uma porção dupla da herança quando o pai morresse. 
      Na hora em que Labão descobriu que alguém havia roubado seus ídolos, resolveu ir atrás de Jacó e sua família. Mas quando ele foi procurar no alforje que Raquel estava sentada, ela alegou que estava fraca por conta do período menstrual.
     Após algum tempo ela engravidou novamente, porém durante o parto de Benjamin, ela acabou morrendo. Raquel foi enterrada em Belém. Apesar de todas as falhas que ela cometeu, Jacó não deixou de amar ela, muito menos Deus. Tanto que até hoje ela é reconhecida como filha do Senhor. 
     As vezes por conta das suas falhas, você acha que Deus não te ama mais ou que Ele não vai te perdoar. Mas não se esqueça que Deus é misericordioso e deu o seu único filho por amar você. Se você falar com Ele de coração aberto, com sinceridade, Ele certamente irá te ouvir e te responder. 
      Beijos e até a próxima. 
      Fiquem com Deus. 
 

24 comentários:

  1. Muito legal a história, pena que não tiveram um “ e viveram feliz para sempre”, o meu nome também é da bíblia, me chamo Veronica em homenagem a Verônica que enxugou o rosto de Jesus. Parabéns pelo post, amei a Hist

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos seus posts, sabia? Eu sou cristã mas, sendo honesta, não tenho tanto conhecimento nem sou praticante, mas sua forma de relatar as histórias das mulheres me deixa bastante entusiasmada. Raquel era uma mulher como nós, cheia de acertos e erros, não é?
    Talvez tenha acreditado em demasia na palavra do pai, mas foi enganada por ele pois os valores e as tradições daquela época falavam mais alto. Então, o pai preferiu que a tradição fosse respeitada antes de casar a caçula. Bom, só por isso já é compreensível a frustração da Raquel,né? Você espera 7 benditos anos toda feliz por casar, e daí do nada seu pai faz esta crocodilagem...
    Enfim, a rivalidade de irmãs só foi alimentada pela atitude do pai, uma pena...Mas quantas vezes não erramos querendo acertar?
    Talvez depois deste episodio Raquel tenha questionado muito os motivos de sua lealdade, como nós questionamos muitas vezes Deus e suas provações, não é?
    Mas para ele tudo tem uma explicação e seu amor é imenso, sendo capaz de perdoar a todos.
    Amei a sua história e já estou esperando seu proximo post! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você arrasou no comentário!! Pregou pra mim e ainda me deu ótimas ideias 😍 Eu adoro quando você comenta ❤ Beijão

      Excluir
  3. Oioi
    Nossa que história linda ! Uma história bem cotidiana né ?!
    Desde sempre o ego em primeiro lugar... pior de tudo que essa rivalidade acontece !!
    Acho tão feio isso, temos que ser unidos e nos ajudar né ?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos Sim, pois desse jeito o mundo teria mais paz. Beijão 😘

      Excluir
  4. Eu amo a história de Raquel, muito linda. Parabéns por estar sempre compartilhando mais da palavra de Deus com os seus leitores!!

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Gostei bastante da ideia dos seus post, nunca li a bíblia mas tenho bastante vontade de conhecer um pouco mais sobre as pessoas que viveram naquela época, parabéns pela sua iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que através dos meus post você possa conhecer um pouco mais da Bíblia. ❤

      Excluir
  6. Que história ♥! Eu sou apaixonada na bíblia e confesso que nunca tinha visto ninguém com essa fala maravilhosa, parabéns pelo o blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Laiane como é bom ficarmos sabendo mais dessas mulheres maravilhosas da bíblia. Elas foram mulheres guerreiras, trabalhadoras, Raquel tem uma história linda com o Jacó. Raquel esperou muito por Jacó foi um amor que sobreviveu ao tempo, pois era um plano de Deus, simplesmente linda a história de Raquel, Laiane bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    É bom lembrar que Deus nos ama independente de nossas falhas. Estudei a bíblia quando era mais nova e não lembrava de toda a história, foi muito gratificante ler seu post essa manhã.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Fico feliz.
      Beijão e para você também 😘

      Excluir
  9. Muito linda a historia, estou lendo a bíblia todos os dias e a cada dia me apaixono mais pela historia incrível que conta.
    Beijos da Cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que durante a leitura Deus possa falar grandemente ao seu coração. Beijão ❤

      Excluir
  10. Que história mais linda!! Amei saber um pouco mais. Já tem um bom tenho que não leio a biblia, preciso praticar mais

    ResponderExcluir
  11. Sou cristão e amo estudar a Bíblia. Muito bom o post!!

    ResponderExcluir